GARE - VOLUNTARIADO

Geração GARE

No âmbito do Programa OTL (Ocupação de Tempos Livres), do Instituto Português da Juventude, no Verão de 2005, a  GARE recebeu os seus primeiros jovens voluntários para dinamizarem a campanha de Verão “A GARE está na Rua”.
Durante esta campanha o grupo de jovens tomou a iniciativa de desenvolver um núcleo de voluntariado, o qual  denominaram “Geração GARE”.
Acreditamos que a luta pela vida deve ser o nosso objectivo central, se acreditas no mesmo, então disponibiliza algum do  teu tempo à GARE, envolve-te, participa connosco, estamos à tua espera, pois precisamos de ti para uma cidadania mais activa!

Serviço Voluntário Europeu

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) faz parte do Programa Comunitário Juventude em Acção, tendo como objectivo desenvolver a solidariedade e promover a tolerância entre os jovens, principalmente com vista a reforçar a coesão social na União Europeia, promove a cidadania activa e a compreensão mútua entre os jovens.

O Serviço Voluntário Europeu é um serviço de «aprendizagem»: através de experiências não formais de aprendizagem, os jovens voluntários adquirem novas qualificações e competências para o seu desenvolvimento  pessoal, educativo e profissional. Os elementos da aprendizagem consistem na definição por mútuo acordo dos  resultados esperados e dos processos e métodos da mesma aprendizagem, na certificação das qualificações e  competências adquiridas, na participação do voluntário no ciclo de formação do SVE e na prestação continuada de apoio ligado às tarefas do serviço, linguístico e pessoal, incluindo um mecanismo de prevenção e gestão de crises.

A GARE acolhe mais uma Voluntária Europeia

No âmbito do Programa Comunitário Juventude em Acção, a GARE acolhe, a partir de 7 de Janeiro, por um período de um ano, uma nova voluntária europeia, oriunda de Espanha, de seu nome Carmen Caballero.
Durante o seu voluntariado europeu, a jovem deverá apoiar a equipa da GARE, na prossecução das suas actividades e projectos.

A GARE acolhe desde Janeiro, por um período de um ano, uma voluntária europeia, Dace Ekerte, em parceria com a Associação Minorities of Europe – The Branch for Baltic and Scandinavian State.